POLÍTICA ORGANIZACIONAL

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INSTITUCIONAL IMPLANTAÇÃO: 04/2016
DOC nº 003 REVISÃO: nº 05 – 08/2024 PRÓXIMA REVISÃO: 08/2026
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

 

Introdução

 

A Política de Comunicação Institucional direciona o canal mais eficiente de comunicação entre a Instituição e clientes internos e externos, tais como:

 

  • A comunicação entre os setores críticos é definida através dos “Contratos de Acordo”;
  • A comunicação entre profissionais e o paciente/família é direcionada através do consentimento informado e prontuário médico;
  • A divulgação da instituição é realizada através de site e redes sociais (Facebook, Instagram e Blog);
  • Reconhece e divulga o canal de sugestão e reclamação através do e-mail (sac@ophthal.com.br) tanto para o paciente diretamente como para os convênios.
  • Mantem ativo para dúvidas e agendamento de convênios através do e-mail (contato@ophthal.com.br);
  • Mantem o livro de passagem de plantão para formalizar a comunicação entre as equipes nas passagens de plantões;
  • Foi instituído a Intranet e pastas de POPs e Protocolos Clínicos como garantia de disseminação da comunicação institucional efetiva e garantia de acesso aos documentos corretos e pertinentes a cada setor.
  • A comunicação de informações institucionais é feita através do endereço intregraRH@ophthal.com.br com envio para os gestores das áreas.
  • A comunicação para agendamentos e informações diversas é feita pelo paciente por contato com a Central telefônica e pelo site.
  • A orientação a respeito dos novos procedimentos operacionais é feita em treinamentos com lista de presença.
  • A apresentação da empresa e orientação ao funcionário ingressante é feita por meio de integração do RH com visita do novo funcionário aos diversos setores.
  • A Comunicação com o Corpo Clínico é realizado através de:

–  Orientação presencial realizada pelo Gestor de Unidade e/ou Diretor Clínico;

– Intranet na qual o Corpo Clínico tem acesso aos Protocolos Institucionais, incluindo os clínicos e na qual é possível realizar a Notificiação do Nucleo de Segurança do Paciente;

– E-mail no qual é encaminhado orientações ou alterações de horário pela coordenação da unidade e no qual são encaminhados os comunicados pertinentes a todo o corpo clínico através do Integra RH;

– Os membros do Corpo Clínico Ophthal comunicam-se de forma presencial, através de Prontuário Médico e Contato telefônico.

 

Observação: o site, a rede social e reclamações encaminhadas via Reclame Aqui são monitoradas por consultoria terceirizada, a qual apresenta relatório mensal para o responsável pelo SAC. A consultoria segue as diretrizes dada pela instituição.

 

O Anexo I mostra todas as formas de comunicação entre os colaboradores e prestadores da Ophthal.

Elaboração
Jeiéli Lucas – Ger. Suprimentos
Marcia Casagrande – Ger. Centro cirurgico
Cristiane Hirai – Ger. Operacional
Giuliana Baraldo – Ger. Operacional Corporativa
Caroline Ribeiro – Ger. Adm/Finan. Corporativa
Revisão

Comissao da Qualidade Ophthal

Giuliana Baraldo – QualyConsult

Aprovação
Evandro Schapira
Coordenador da Qualidade