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POLÍTICA ORGANIZACIONAL |
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| INSTITUCIONAL | IMPLANTAÇÃO: 04/2016 |
| DOC nº 003 | REVISÃO: nº 05 – 08/2024 | PRÓXIMA REVISÃO: 08/2026 |
| POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL |
Introdução
A Política de Comunicação Institucional direciona o canal mais eficiente de comunicação entre a Instituição e clientes internos e externos, tais como:
- A comunicação entre os setores críticos é definida através dos “Contratos de Acordo”;
- A comunicação entre profissionais e o paciente/família é direcionada através do consentimento informado e prontuário médico;
- A divulgação da instituição é realizada através de site e redes sociais (Facebook, Instagram e Blog);
- Reconhece e divulga o canal de sugestão e reclamação através do e-mail (sac@ophthal.com.br) tanto para o paciente diretamente como para os convênios.
- Mantem ativo para dúvidas e agendamento de convênios através do e-mail (contato@ophthal.com.br);
- Mantem o livro de passagem de plantão para formalizar a comunicação entre as equipes nas passagens de plantões;
- Foi instituído a Intranet e pastas de POPs e Protocolos Clínicos como garantia de disseminação da comunicação institucional efetiva e garantia de acesso aos documentos corretos e pertinentes a cada setor.
- A comunicação de informações institucionais é feita através do endereço intregraRH@ophthal.com.br com envio para os gestores das áreas.
- A comunicação para agendamentos e informações diversas é feita pelo paciente por contato com a Central telefônica e pelo site.
- A orientação a respeito dos novos procedimentos operacionais é feita em treinamentos com lista de presença.
- A apresentação da empresa e orientação ao funcionário ingressante é feita por meio de integração do RH com visita do novo funcionário aos diversos setores.
- A Comunicação com o Corpo Clínico é realizado através de:
– Orientação presencial realizada pelo Gestor de Unidade e/ou Diretor Clínico;
– Intranet na qual o Corpo Clínico tem acesso aos Protocolos Institucionais, incluindo os clínicos e na qual é possível realizar a Notificiação do Nucleo de Segurança do Paciente;
– E-mail no qual é encaminhado orientações ou alterações de horário pela coordenação da unidade e no qual são encaminhados os comunicados pertinentes a todo o corpo clínico através do Integra RH;
– Os membros do Corpo Clínico Ophthal comunicam-se de forma presencial, através de Prontuário Médico e Contato telefônico.
Observação: o site, a rede social e reclamações encaminhadas via Reclame Aqui são monitoradas por consultoria terceirizada, a qual apresenta relatório mensal para o responsável pelo SAC. A consultoria segue as diretrizes dada pela instituição.
O Anexo I mostra todas as formas de comunicação entre os colaboradores e prestadores da Ophthal.
| Elaboração Jeiéli Lucas – Ger. Suprimentos Marcia Casagrande – Ger. Centro cirurgico Cristiane Hirai – Ger. Operacional Giuliana Baraldo – Ger. Operacional Corporativa Caroline Ribeiro – Ger. Adm/Finan. Corporativa |
Revisão
Comissao da Qualidade Ophthal Giuliana Baraldo – QualyConsult |
Aprovação Evandro Schapira Coordenador da Qualidade |
