PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

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INSTITUCIONAL IMPLANTAÇÃO: 08/2017
DOC nº 062 REVISÃO: nº 03 – 02/2025 PRÓXIMA REVISÃO: 04/2027
DISCUSSÃO, AGRESSÃO, FURTO E ASSALTO
  1. OBJETIVO

Orientar colaboradores sobre como proceder frente a situação de discussões, agressões, furtos e assaltos.

  1. ABRANGÊNCIA

Todos os setores do Hospital

  1. RESPONSABILIDADE

Gestores de unidade

  1. JUSTIFICATIVA

Em casos de ocorrências que sejam estranhas ao ambiente Hospitalar, os colaboradores devem saber quais atitudes tomar para que possam colaborar para restabelecer a ordem e minimizar possíveis danos.

 

  1. ABREVIAÇÕES E DEFINIÇÕES

POP: Procedimento Operacional Padrão

 

  1. PROCEDIMENTOS

 

  • Discussão e Agressão verbal

Se houver discussão entre pacientes ou agressão verbal por parte do paciente ou acompanhante a qualquer colaborador da Ophthal, deve-se chamar imediatamente o porteiro e o gestor na unidade (na falta deste, um funcionário designado), para que possa conversar com o paciente no sentido de acalmá-lo.

Orientações

– Nunca discutir com o reclamante

– Sempre conversar em ao menos 2 colaboradores

– Se possível tirar os envolvidos da recepção e levá-los para área privativa

– Tentar manter uma distância segura do reclamante enquanto escuta

– Escutá-lo até o final de sua queixa

– Se possível, tentar acalmar o reclamante e resolver o motivo de sua queixa imediatamente.

 

  • Agressão Física

Se durante uma discussão não for possível aplicar o procedimento descrito acima e a agressão verbal evoluir para a agressão física, chamar a polícia (190) imediatamente.

Caso o reclamante não aguardar a chegada da polícia, o gestor ou funcionário designado, deve encaminhar-se à delegacia para dar prosseguimento ao Boletim de ocorrência.

 

  • Furto

Uma das funções do procedimento de controle de acesso é minimizar a incidência de furtos, porém, se houver ocorrência, tão logo um colaborador dê falta do seu patrimônio ou de patrimônio da Ophthal, deve-se avisar imediatamente a gestão que fará a conferência do patrimônio, caso seja da Ophthal, e em seguida fará contato com o RH que tomará as devidas providências.

 

  • Assalto

Em situação de assaltos deve-se seguir a mesma orientação do Pop de Alarme e CTV:

– Funcionários que trabalharem próximos ao botão “pânico” de cada unidade devem ser treinados a acioná-lo em caso de assalto. Ao acioná-lo a Porto Seguro fará contato imediato com os responsáveis da unidade de acordo com a ordem de telefones que foram fornecidos à Porto Seguro pelo gestor. Os três contatos devem saber a senha correta, que será o nome de uma fruta cadastrada previamente pelo próprio gestor. Se o contato disser a fruta correta e negar a ocorrência, ela será finalizada. Se o contato disser o nome errado da fruta a Porto Seguro encaminhará uma agente e acionará a polícia.

Obs. Em todos os casos, assim que possível, proceder com o registro no livro de ocorrências.

 

  1. ANEXOS

Não há

 

  1. REFERÊNCIAS

Não há

 

  1. DESCRIÇÃO DA ÚLTIMA REVISÃO
 ITEM  DESCRIÇÃO DA ALTERAÇÃO – REVISÃO Nº 01
 Cabeçalho e Anexo  Troca de número de documento de POP 067 para DOC 062.

 

Elaboração
Caroline Ribeiro – Ger. Adm/Finan. Corporativa
Revisão
Comissão da Qualidade
Aprovação
Dr. Evandro Schapira – Sócio- Diretor